top of page
Buscar

Miojo: se tirar o tempero ele deixa de fazer mal?

  • Foto do escritor: Fruta madura
    Fruta madura
  • 29 de jun. de 2023
  • 4 min de leitura


Quando bate aquela fominha e estamos sem tempo (ou estamos com preguiça) para cozinhar, eis que a gente acaba se rendendo ao bom e velho miojo. A combinação do macarrão macio com um tempero pronto, cheiroso e gostoso, aliada a praticidade de prepará-lo em poucos minutos tornam essa massa um coringa na cozinha. E, exatamente por conta de toda essa praticidade e gostosura e que quase ninguém rejeita, que além de prapararmos para nós mesmos, acabamos ofertando o miojo para nossos filhos (as) também. Afinal, será que um pacotinho de macarrão, aparentemente. tão inocente faz tão mal assim para nossa saúde? Será que não tem um pouco de exagero? Ouvi dizer que se tirar o tempero resolve, será?


Bom, vamos começar por ele então, o tempero em pó.


Você já leu o rótulo do macarrão instantâneo? Tem tanta coisa que se eu fosse falar de cada uma aqui você ficaria cansado(a) só de ver o tamanho do texto. Mas, uma coisa interessante, que talvez você não saiba, é que os ingredientes nos rótulos dos alimentos são listados em ordem decrescente, ou seja, da maior quantidade para a menor. E apesar das diferenças entre as marcas, o ingrediente mais abundante no miojo é o cloreto de sódio, o sal. Em um estudo que avaliava a composição de 281 produtos consumidos por crianças e bebês, o miojo continha a maior concentração de sódio, 7 vezes mais sal que o considerado limite para uma criança. .


Além do sal, um ingrediente salgado disfarçado é o glutamato monossódico, que tem a função de realçar o sabor do tempero, torná-lo mais agradável ao paladar. E aí você pode ficar confusa porque o glutamato, além de nós mesmos produzirmos, ele está presente em vários alimentos considerados saudáveis, como o tomate, queijos, carnes e até cogumelos. O problema está na quantidade exagerada de glutamato que a indústria alimentícia coloca nos alimentos para conquistar você pelo sabor.


Já quando falamos em aditivos químicos, o miojo ficou em segundo lugar na lista daqueles 281 alimentos analisados naquele estudo citado aqui. São 11 aditivos diferentes e só perdeu para o também falso "inocente" mini bolinho. Os aditivos tem a função de dar cor, sabor e cheiro aos alimentos. De acordo com análise feita pela UERJ (Universidade do Rio de Janeiro), tem macarrão instantâneo que chega a conter 75% de aditivos em sua composição, e dos 74 produtos avaliados, 100% tinham corantes, 93% tinham realçadores de sabor e 92% tinham aromatizantes.


O tempero do miojo também pode conter açúcares na forma de maltodextrina e o açúcar tradicional, além de xarope de amido (que contém sal, gordura e amido que é convertido em açúcar no organismo). Os açúcares tem a função de equilibrar o sabor e melhorar o aspecto do produto.


Então quer dizer que se cortarmos o tempero podemos comer o macarrão sem culpa? Não é bem assim.


Um ingrediente em grande quantidade na massa é a gordura vegetal, que é produzida por meio de um processo chamado hidrogenação, em que a adição de hidrogênio aos óleos resulta na formação de gorduras saturadas e, em alguns casos, gorduras trans. As gorduras vegetais são amplamente utilizadas na indústria alimentícia para dar textura, estabilidade e por prolongar a vida útil dos alimentos processados. No entanto, o consumo excessivo de gorduras vegetais, especialmente as gorduras trans, pode ter efeitos prejudiciais à saúde como: aumentar os níveis de colesterol LDL (o chamado "mau colesterol") e diminuir os níveis de colesterol HDL (o chamado "bom colesterol"). Isso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e derrames. Além disso, as gorduras trans também estão associadas a um maior risco de inflamação, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e obesidade.


Um detalhe interessante sobre a quantidade de gorduras trans nos alimentos e que a maioria das pessoas não sabe é que, de acordo com a Anvisa, se um alimento contiver quantidades menores ou iguais as estabelecidas como "não significativas", a informação nutricional será expressa como "0", "zero" ou "não contém", embora mesmo que em baixas quantidades o alimento contenha.


Outra coisa importante é que o macarrão, antes de ser embalado, passa por um cozimento e depois por fritura para aumentar o tempo de prateleira no supermercado e garantir seu cozimento em apenas 3 minutos. Essa gordura usada na fritura aumenta muito a quantidade de calorias do produto.

E como se não bastasse a quantidade absurda de sal e aditivos no tempero, o macarrão também contém.


Bem, então nem a massa do macarrão instantâneo salva, mas eu vou deixar uma sugestão mais saudável para você. Basta substituir o macarrão instantâneo por aquele próprio para yakissoba ou até mesmo o cabelo de anjo. Também pode usar temperos naturais como páprica, orégano, açafrão e ainda dar uma encrementada com legumes e carne. Bon appetit!


Ah! E não se engane com as embalagens coloridas, com imagens de galinha caipira envolta em folhinhas verdes, muito menos naquelas com personagens infantis. Essa é só uma maneira do marketing tentar fazer você acreditar que o miojo não faz tão mal assim.


Se você gostou desse conteúdo e gostaria de aprender mais sobre como preparar receitas gostosas e nutritivas para seu bebê, clique na foto abaixo. Você terá acesso a mais de 50 receitas saudáveis, desenvolvidas especialmente para seu bebê. Um cardápio diversificado com sopas, caldos, assados e mais. Não perca mais tempo buscando receitas que não funcionam na internet. Tenha mais tempo de qualidade com seu filho(a) sem abrir mão de uma alimentação saudável e nutritiva para ele(a).




REFERÊNCIAS:


TEIXEIRA, A. Z. A. Sodium content and food additives in major brands of Brazilian children's foods. Ciên. Saúde Colet., v. 23, nº12, p. 4065-4075, dez. 2018.


ANVISA - Agência Nacional de Vigilância sanitária. Requisitos para uso de gorduras trans industriais em alimentos. Brasília, DF, 09 jun. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/alimentos/perguntas-e-respostas-arquivos/gorduras-trans-industriais.pdf . Acesso em: 29 jun. .2023.


MATHIAS, M. Como o miojo se disfarçou de tudo aquilo que ele não é. O Joio e o Trigo - Jornalismo investigativo sobre alimentação, saúde e poder. 14 abr. 2022. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2022/04/como-o-miojo-se-disfarcou-de-tudo-aquilo-que-nao-e/. Acesso em: 29 jun. 2023.


ZANANDREZ, L. A verdade sobre o miojo: realmente faz tão mal assim? Canal Olá, Ciência. YOUTUBE, 2023. 1 vídeo (8:01 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IhCrx8aYl64&t=369s. Acesso em: 29 jun. 2023.




 
 
 

Comments


bottom of page